Progcast - Sua Dose Semanal de Rock Progressivo

Ghost Brigade – “Until Fear No Longer Defines Us”


Os finlandeses do Ghost Brigade despontaram em 2009 com o seu segundo álbum “Isolation Songs”, que atraiu a atenção do público pela mistura de Doom metal, MeloDeath e até alguns toques Progressivos, mas principalmente, a atmosfera espetacular que as suas músicas trazem ao redor do ouinte.

O seu terceiro álbum, “Until Fear No Longer Defines Us” foi lançado pela Season Of Mist Records em agosto de 2011, com uma das mais bonitas capas do ano passado.

Por falar em beleza, os belíssimos acordes iniciais de “In The Woods” já criam a atmosfera soturna e melancólica que flutuam por todo o álbum. Interessante notar que mesmo sem o peso esperado para uma faixa de abertura, a escolha foi acertadíssima, já que o clima de imersão vai crescendo aos poucos, a medida que o disco vai rolando. Com uma veia Doom, bem arrastada, “Clawmaster” lembra muito os melhores momentos do Novembers Doom, com destaque para a versatilidade do vocalista Manne Ikonen, que também torna “Chamber”, a balada seguinte, em um dos pontos mais altos do trabalho. “Traces Of Liberty” retorna com o peso, graças ao seu riff principal que lembra incomodamente “Tock’s Taunt”, segunda música do “Surtur Rising”, do Amon Amarth e passagens muito próximas até do Black Metal.

O peso se mantém, de forma mais branda, em “Divine Act Of Lunacy”, que de forma simplificada, lembra muito uma versão mais Metal do Katatonia, enquanto “Grain” poderia facilmente ter saído de um dos álbuns recentes do Amorphis (letra espetacular, melodia mais ainda). “Breakwater”, com seus quase nove minutos de duração, transcorre fácil por entre os diversos estilos, destacando muito as influências MeloDeath mescladas ao Doom, característica mantida em “Cult Of Decay” que novamente lembra um híbrido de Amorphis com Katatonia, espetacular, diga-se de passagem. Em seguida, “Torn” injeta uma dose extra de peso e velocidade e acaba funcionando como um prelúdio para a épica “Soulcravers”, que fecha o disco com uma bonita balada, beirando o mórbido no refrão e deixando um clima melancólico até demais quando acaba.

“Until Fear No Longer Defines Us” é um álbum abrangente, belíssimo, triste ao seu modo, mas equilibrado de forma que não apresenta erros geralmente encontrados em bandas do estilo, principalmente: uma audição cansativa, um álbum demasiadamente longo e um feeling por vezes exagerado e artificial. O Ghost Brigade não a toa, vem sendo gradativamente reconhecido lá fora não apenas pelo público do Doom Metal, mas pelo Metal em geral, tamanha a qualidade dos seus álbuns, algo que vocês devem ter percebido pelas comparações com outras bandas no texto.

01. In The Woods
02. Clawmaster
03. Chamber
04. Traces Of Liberty
05. Divine Act Of Lunacy
06. Grain
07. Breakwater
08. Cult Of Decay
09. Torn
10. Soulcarvers

Lineup:

Manne Ikonen – Vocal
Wille Naukkarinen – Guitarra
Tommi Kiviniemi – Guitarra
Janne Julin – Baixo
Veli-Matti Suihkonen – Bateria

Nota 9

Ghost Brigade

Until Fear No Longer Defines Us Ghost Brigade

Tracklist

Lineup

Rroio

Viking oriental colecionador de discos, músico frustrado e um eterno incansável explorador dos mais obscuros confins do mundo da música.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *