Progcast - Sua Dose Semanal de Rock Progressivo

Five Finger Death Punch – “American Capitalist”


Se tem uma banda que se diferencia facilmente da saturada nova onda de bandas americanas é o Five Finger Death Punch (ou 5FDP, entendam como quiser). Sem muitas pretensões além de tocar Heavy Metal da forma mais pesada e divertida possível, os seus discos estréiam facilmente no topo dos charts (principalmente o americano), sem se prender muito a rótulos.

Depois dos ótimos “The Way Of The Fist” e “War Is The Answer”, o terceiro trabalho “American Capitalist” traz um 5FDP sem mudar sequer uma vírgula, o que não afeta em nada, já que a fórmula do que eles fazem está longe de estar vencida e continua agradável como sempre. Produzido novamente por Kevin Churko, as coisa parecem ter ficado ainda mais cretinas e pesadas (no bom sentido!).

A pancadaria já começa com “American Capitalist”, uma típica mistura de Thrash, Metalcore e New Metal que o 5FDP já faz desse o seu debut. E novamente, o principal destaque fica por conta da voz de Ivan Moody, já que tanto os “guturais” quanto a voz limpa tem um timbre mais grave, diferenciando monstruosamente do resto das bandas, que mais soam como adolescentes na semi-puberdade cantando com autotune. A faixa seguinte, “Under and Over It” já ganhou um divertido vídeo de divulgação, mostrando que a temática da banda também busca coisa além de relacionamentos ruins e melecas do tipo, afinal de contas, carros, bebidas e mulheres são muito mais divertidas, certo? Evidentemente que sim, e a letra de “The Pride” fala exatamente desses mesmos prazeres mundanos (com ácidos comentários a cultura americana), enquanto “Coming Down” soa incomodamente parecida com “The Bleeding”, balada do primeiro disco deles (possivelmente é intencional), e ainda assim, muito boa. “Menace” retoma o ritmo das pedradas dando uma relada no Death Metal e voltando, não a toa essa é fácil uma das músicas mais pesadas da carreira deles, enquanto a cadenciada “Generation Dead” traz a tona as fortes influencias New Metal em uma música tipicamente do estilo.

A próxima faixa traz um discurso bem a lá Manowar em uma música que aproxima muito a banda de um Heavy Metal tradicional, com um ou outro riff que lembra muito a estrutura musical que o Dave Mustaine anda utilizando. Para dar um descanso, a belíssima balada “Remember Everything” (meio piegas e clichê, mas perfeita para ser tocada ao vivo, graças à forte melodia) é o momento de acender o isqueiro e cantar em uníssono, assim como “Wicked Ways”, que apesar de pesadíssima tem uma melodia muito bem encaixada, e “If I Fall”, que soa muito parecida com uma mistura entre Thrash Metal e o Slipknot de “All Hope Is Gone”. Fechando o disco, “100 Ways To Hate” fica em uma tênue linha entre o Hardcore e o New Metal, do tipo que é perigoso ouvir enquanto se dirige, tamanha a agressão, mas ainda assim encerrando com maestria.

Mas não procure muita genialidade quando se trata de Five Finger Death Punch. A banda não faz questão de soar técnica, muito bem feita ou falar de coisas muito “inteligentes”. Na verdade a maior preocupação deles é tocar o mais pesado, rápido e cretino possível, com letras mundanas e superficiais, do tipo perfeito pra rolar em qualquer festa. Comparando com os trabalhos anteriores, as músicas estão ainda mais diretas, curtas e Hardcore, algo perceptível só pra quem ouve os álbuns deles constantemente.

Às vezes é bom você simplesmente sair com o carro, pegar uma estrada e colocar esse disco pra tocar. É ótimo pra esquecer a vida por alguns minutos.

01. American Capitalist
02. Under And Over It
03. The Pride
04. Coming Down
05. Menace
06. Generation Dead
07. Back For More
08. Remember Everything
09. Wicked Ways
10. If I Fall
11. 100 Ways To Hate

Line-up:

Ivan Moody – Vocal
Zoltan Bathory – Guitarra
Jason Hook – Guitarra
Jeremy Spencer – Bateria
Chris Kael – Baixo

Nota 9

5FDP

American Capitalist Five Finger Death Punch

Tracklist

Lineup

Rroio

Viking oriental colecionador de discos, músico frustrado e um eterno incansável explorador dos mais obscuros confins do mundo da música.

Uma resposta para “Five Finger Death Punch – “American Capitalist””

  1. rubenilson disse:

    com certeza, essa banda é muito boa sem dúvidas! o que eu acho legal e que as músicas tem aquela mistura, umas mais melodicas para escutar com a namorada, tanto aquela para treinar pesado na academia e ficar com vontade de socar alguém. rsrs, mas essa banda me agrada em tudo, sem fala do vocal, adoro a voz desse cara!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *