Progcast - Sua Dose Semanal de Rock Progressivo

Bruce Springsteen – “Wrecking Ball”


Bruce Springsteen. O músico que consegue elevar o patriotismo americano a um outro nível (além da compreensão de qualquer um que não seja americano) chega ao seu décimo sétimo álbum, “Wrecking Ball”, novamente acompanhado da E Street Band e atingindo o topo dos charts americanos.

Um tanto quanto moderna (mais do que se espera), “We Take Care Of Our Own” traz uma certa incomoda sensação de que Springsteen parece ter ouvido bastante Coldplay nos últimos meses, enquanto “Easy Money”… bem… é o mais puro e simples Rock americano, na sua forma bruta (ou seja, mezzo-Gospel, mezzo-Country). E por falar nisso, “Shackled And Drawn” segue basicamente a mesma tendência, com a sua letra bem no estilo “american-working-men”, o mesmo tema da belíssima balada “Jack Of All Trades”, conduzida por uma simples e repetitiva linha de piano, enquanto “Death To My Hometown” é uma ode às marchas de guerra americanas, principalmente àquelas músicas clássicas e populares da Guerra de Independência e Sucessão. Com andamento bem lento, “This Depression” tem um cheiro de Rock americano da década de 80 fortíssimo, e a balada que dá nome ao disco, resumidamente, é uma típica canção Pop feita especialmente de e para americanos (não que o resto da discografia dele não seja, mas aqui é impressionante como ela parece atingir somente esse nicho).

“You’ve Got It”, mais uma balada Pop bem tranquila, com fortes sopros de Country, enquanto “Rocky Ground” aposta em instrumentos mais eletrônicos e melodias que deixam aquela impressão de “já-ouvi-isso-antes-nesse-disco-não?”. Essa levada pop anos 90 aparece novamente em “Land Of Hope And Dreams”, em meio a um ritmo Southern e Rock n’ Roll bem legal, com o patriotismo voltando com tudo em “We Are Alive”. Isqueiros e celulares são levantados quando “Swallowed Up (In The Belly Of The Whale)” e suas passagens extremamente melancólicas começam a ser tocada , um prelúdio para o encerramento do álbum com “American Land” que… pois é, uma música tipicamente Bruce Springsteen e a sua capacidade de compor novas músicas folclóricas com o espírito americano (não a toa, ela também é inspirada em uma música tradicional – “He Lies In The American Land”).

Não é a toa que Bruce Springsteen é um dos mais renomados e bem sucedidos músicos da história do Rock n’ Roll americano: a sua capacidade de simplesmente criar hinos para o povo do seu país é algo notável: a forma simples como ele compõe as letras e as melodias, além de adaptar músicas folk/tradicionais invariavelmente consegue atingir todo e qualquer um daquele país. Ok, talvez nós, como não americanos não consigamos compreender completamente esse sentimento deles, mas isso não é problema, ignorando determinados exageros, boa parte das músicas são ótimas e insistem em permanecer na sua cabeça durante horas.

01. We Take Care Of Our Own
02. Easy Money
03. Shackled And Drawn
04. Jack Of All Trades
05. Death To My Hometown
06. This Depression
07. Wrecking Ball
08. You’ve Got It
09. Rocky Ground
10. Land Of Hope And Dreams
11. We Are Alive
12. Swallowed Up (In The Belly Of The Whale)
13. American Land

Nota 7

Bspringsteen

Wrecking Ball Bruce Springsteen

Tracklist

Lineup

Rroio

Viking oriental colecionador de discos, músico frustrado e um eterno incansável explorador dos mais obscuros confins do mundo da música.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *