Progcast - Sua Dose Semanal de Rock Progressivo

Spock’s Beard – “Brief Nocturnes and Dreamless Sleep”


Formado pelos irmãos Alan e Neal Morse em 1992, o Spock’s Beard sempre se sobressaiu dentro do cenário progressivo por resgatar de forma pura e objetiva o estilo como era em seu auge, além da inquestionável qualidade técnica de seus membros. Apesar de ter sofrido algumas mudanças na formação nos últimos anos, com a saída de seus dois principais compositores (Neal Morse e o baterista Nick D’Virgilio), o seu legado conta com memoráveis momentos, incluindo o conceitual Snow, de 2002, considerado um dos marcos do rock progressivo contemporâneo.

SB

Porém, em 2013 presenciamos o início de um novo caminho para os americanos, com a entrada do novo vocalista Ted Leonard, e da efetivação de Jimmy Keegan como membro oficial ao lado de Alan Morse, Dave Meros e Ryo Okumoto. Brief Nocturnes and Dreamless Sleep é o décimo primeiro trabalho de estúdio do Spock’s Beard, lançado no dia 02 de abril pela InsideOut Music.

E a responsabilidade de abrir essa nova fase cabe a Hiding Out, faixa composta por Ted Leonard, que mesmo baseada em passagens simples e estruturas típicas, cumpre bem o seu papel e traz uma banda bem relaxada, com uma sonoridade vagamente mais próxima das bandas clássicas de prog metal, com destaque para as próprias melodias vocais.

I Know You Secret, por outro lado, retoma a linha altamente influenciada pelo symphonic setentista, conduzida pelas linhas de baixo de Dave Meros e o sempre notável atmosférico criado por Ryo Okumoto, enquanto A Treasure Abandoned é uma etérea balada de autoria de Alan Morse e John Boegehold, aonde fica claro de uma vez por todas como o grupo soube trabalhar com longas composições nesse novo álbum.

Submerged, porém, retorna para a simplicidade, e, apesar de comprometer a audição, também não traz nada de exatamente original e é relativamente dispensável, principalmente se considerado que a faixa seguinte, Afterthoughts, além de contar com a contribuição de Neal Morse em sua composição, é um dos momentos mais interessantes no disco, em partes pelo excelente jogo de vozes.

Com uma longa seção instrumental na introdução e uma atmosfera sci-fi criada pelas camadas de teclado, Something Very Strange pisa com os dois pés na década de oitenta, com o mérito de permanecer dentro do contexto do álbum e não soar excessivamente apelativo. Waiting For Me, faixa composta pelos irmãos Morse (com direito a participação de Neal nas guitarras), fecha o trabalho e invariavelmente lembra ainda mais a sonoridade dos primeiros discos, com várias seções instrumentais que remetem diretamente à bandas como Yes e Genesis (duas das mais evidentes influências da banda).

Mesmo sem a presença de um dos seus grandes compositores, a experiência dos membros remanescentes no Spock’s Beard definitivamente conta como importante fator no que se tratou de seguir em frente. Em Brief Nocturnes and Dreamless Sleep é possível ver uma banda ainda mais direcionado para o resultado musical como um todo, com a entrada de Ted Leonard e Jimmy Keegan favorecendo-os ainda mais em trazer a sua sonoridade para o cenário atual (principalmente a presença do primeiro), e mesmo sem perder basicamente nenhum traço da sua identidade construída ao longo de mais de duas décadas de carreira e sem se preocupar em trazer algo originalmente novo, o Spock’s Beard soa com um espírito renovado.

E isso é o mais importante para uma banda que se mantém como um dos grandes nomes do rock progressivo contemporâneo.

Brief Nocturnes and Dreamless Sleep Spock’s Beard

1234

Tracklist

01. Hiding Out
02. I Know Your Secret
03. A Treasure Abandoned
04. Submerged
05. Afterthoughts
06. Something Very Strange
07. Waiting For Me

Lineup

Ted Leonard — vocal / guitarra
Alan Morse — guitarra / violão
Ryo Okumoto — orgão / mellotron / piano / sinterizador / clavinete / vocoder
Dave Meros — baixo
Jimmy Keegan — bateria
Rroio

Viking oriental colecionador de discos, músico frustrado e um eterno incansável explorador dos mais obscuros confins do mundo da música.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *