Progcast - Sua Dose Semanal de Rock Progressivo

Spock’s Beard – “Brief Nocturnes and Dreamless Sleep”


Formado pelos irmãos Alan e Neal Morse em 1992, o Spock’s Beard sempre se sobressaiu dentro do cenário progressivo por resgatar de forma pura e objetiva o estilo como era em seu auge, além da inquestionável qualidade técnica de seus membros. Apesar de ter sofrido algumas mudanças na formação nos últimos anos, com a saída de seus dois principais compositores (Neal Morse e o baterista Nick D’Virgilio), o seu legado conta com memoráveis momentos, incluindo o conceitual Snow, de 2002, considerado um dos marcos do rock progressivo contemporâneo.

SB

Porém, em 2013 presenciamos o início de um novo caminho para os americanos, com a entrada do novo vocalista Ted Leonard, e da efetivação de Jimmy Keegan como membro oficial ao lado de Alan Morse, Dave Meros e Ryo Okumoto. Brief Nocturnes and Dreamless Sleep é o décimo primeiro trabalho de estúdio do Spock’s Beard, lançado no dia 02 de abril pela InsideOut Music.

E a responsabilidade de abrir essa nova fase cabe a Hiding Out, faixa composta por Ted Leonard, que mesmo baseada em passagens simples e estruturas típicas, cumpre bem o seu papel e traz uma banda bem relaxada, com uma sonoridade vagamente mais próxima das bandas clássicas de prog metal, com destaque para as próprias melodias vocais.

I Know You Secret, por outro lado, retoma a linha altamente influenciada pelo symphonic setentista, conduzida pelas linhas de baixo de Dave Meros e o sempre notável atmosférico criado por Ryo Okumoto, enquanto A Treasure Abandoned é uma etérea balada de autoria de Alan Morse e John Boegehold, aonde fica claro de uma vez por todas como o grupo soube trabalhar com longas composições nesse novo álbum.

Submerged, porém, retorna para a simplicidade, e, apesar de comprometer a audição, também não traz nada de exatamente original e é relativamente dispensável, principalmente se considerado que a faixa seguinte, Afterthoughts, além de contar com a contribuição de Neal Morse em sua composição, é um dos momentos mais interessantes no disco, em partes pelo excelente jogo de vozes.

Com uma longa seção instrumental na introdução e uma atmosfera sci-fi criada pelas camadas de teclado, Something Very Strange pisa com os dois pés na década de oitenta, com o mérito de permanecer dentro do contexto do álbum e não soar excessivamente apelativo. Waiting For Me, faixa composta pelos irmãos Morse (com direito a participação de Neal nas guitarras), fecha o trabalho e invariavelmente lembra ainda mais a sonoridade dos primeiros discos, com várias seções instrumentais que remetem diretamente à bandas como Yes e Genesis (duas das mais evidentes influências da banda).

Mesmo sem a presença de um dos seus grandes compositores, a experiência dos membros remanescentes no Spock’s Beard definitivamente conta como importante fator no que se tratou de seguir em frente. Em Brief Nocturnes and Dreamless Sleep é possível ver uma banda ainda mais direcionado para o resultado musical como um todo, com a entrada de Ted Leonard e Jimmy Keegan favorecendo-os ainda mais em trazer a sua sonoridade para o cenário atual (principalmente a presença do primeiro), e mesmo sem perder basicamente nenhum traço da sua identidade construída ao longo de mais de duas décadas de carreira e sem se preocupar em trazer algo originalmente novo, o Spock’s Beard soa com um espírito renovado.

E isso é o mais importante para uma banda que se mantém como um dos grandes nomes do rock progressivo contemporâneo.

SB

Brief Nocturnes and Dreamless Sleep Spock’s Beard

1234

Tracklist

01. Hiding Out
02. I Know Your Secret
03. A Treasure Abandoned
04. Submerged
05. Afterthoughts
06. Something Very Strange
07. Waiting For Me

Lineup

Ted Leonard — vocal / guitarra
Alan Morse — guitarra / violão
Ryo Okumoto — orgão / mellotron / piano / sinterizador / clavinete / vocoder
Dave Meros — baixo
Jimmy Keegan — bateria
Rroio

Viking oriental colecionador de discos, músico frustrado e um eterno incansável explorador dos mais obscuros confins do mundo da música.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *