Progcast - Sua Dose Semanal de Rock Progressivo

Secrets Of The Moon – “Seven Bells”


Secrets Of The Moon é uma banda de Prog / Black Metal (?) formada na Alemanha em 1995, e ao longo desses dezessete anos de carreira, com diversos lançamentos entre full lengths e inúmeros split, que sempre acabaram mantendo a banda no underground da música extrema.

Em 2012 eles chegam ao quinto álbum de estúdio, “Seven Bells”, primeiro álbum sem nenhum membro da formação original, o agora Power trio atinge um nível de sofisticação que até então não havia sido visto em sua discografia.

A atmosfera criada pelos sinos e o som ambiente carregadíssimo já dão a mostra que algo um tanto quanto inusitado está por vir: “Seven Bells” abre o disco de forma arrastada, soturna, e com muito pouco do que pode ser considerado o Black Metal nos seus moldes mais tradicionais. Flertando um pouco com o Doom Metal, “Goathead” vem logo em seguida, apostando em passagens mórbidas intermináveis, enquanto “Serpent Messiah” lembra algum híbrido deveras peculiar entre MeloDeath sueco e Black Metal sinfônico, com diversas mudanças de andamento que garante m o título de destaque absoluto do álbum. “Blood Into Wine”, por sua vez, transita de forma bem natural (e quase imperceptível) entre o estilo mais extremo com o Death Metal sueco épico, típico de bandas como o Unleashed, por exemplo.

“Worship” também consegue trazer dentro de uma mesma música passagens sinfônicas, riffs Black e Doom Metal (esse meio termo aliás é perfeitamente praticado e é o ponto de equilíbrio da banda), mas sempre com dois pés na melodia, inclusive com a inserção de vocais limpos (que lembram bastante o timbre de ICS Vortex), e “Nyx” chega até a flertar com alguns elementos de Post-Metal, daqueles bem atmosféricos e cheio de efeitos mesmo (inclusive nas vozes). Com mais de doze minutos – e em um álbum com músicas na média de 6~7 minutos cada uma isso quer dizer bastante coisa – “The Three Beggars (Satan’s Church)” é um épico que agrega basicamente todas as múltiplas facetas do Secrets Of The Moon, em nenhum momento soando exageradamente caótico ou forçado, as músicas evoluem e se desenvolvem de forma impressionantemente natural.

O Secrets Of The Moon consegue trazer em “Seven Bells” a extrapolação megalomaníaca do trabalho que vinha desenvolvendo nos últimos álbuns: faixas dinâmicas, cada vez mais flertando com o lado mais soturno e mórbido do Metal, em meio ao Black Metal mais gélido que se tem notícia, e melodias realmente únicas, sem apelar para exageros sinfônicos. O tormento e a sensação de desgraça que esse álbum passa chega a ser desesperador, construído sobre um instrumental arrastado e atmosférico e a interpretação vocal basicamente criando o elo perfeito com o ouvinte. Uma banda muito criativa, que utiliza-se de elementos diferenciados para atingir os mesmos objetivos que outras contemporâneas do mesmo estilo.

Secrets-Of-The-Moon

Seven Bells Secrets Of The Moon

1234

Tracklist

01. Seven Bells
02. Goathead
03. Serpent Messiah
04. Blood Into Wine
05. Worship
06. Nyx
07. The Three Beggars (Satan’s Church)

Lineup

sG – Vocal / Guitarra / Baixo
Ar – Guitarra
Thelemnar – Bateria
Rroio

Viking oriental colecionador de discos, músico frustrado e um eterno incansável explorador dos mais obscuros confins do mundo da música.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *