Progcast - Sua Dose Semanal de Rock Progressivo

Paweł Penksa – “Pandemonium” EP


Paweł Penksa é um músico polonês que vem desde 2003 trabalhando com uma série de bandas em seu país, colaborando com nomes como Night Rider, G5 e Whitecrow, além de trilhas sonoras em filmes de seu país. Pandemonium é o seu EP solo de estreia, gravado e produzido em associação com Janek Kluszewski, e outros músicos convidados.

Pawel

A faixa de abertura lembra ligeiramente a trilha sonora de jogos de videogame da década de noventa, que se passavam em cenários futuristas (obviamente além dos midis programados daquela época), com aquelas melodias de teclado que criam um cenário na sua mente, e vão contando uma história conforme as mudanças de andamento. Mais etérea e com um desenvolvimento próximo ao do rock progressivo sinfônico e suas texturas e camadas sonoras, The Valley of Forgotten Dreams soa como um momento de calmaria antes de Runaway, que a princípio simples e direta, se mostra uma música bem próxima do power metal de bandas inspiradas pelo Stratovarius, mas sem soar de fato como os finlandeses.

Grey Haven, uma bonita peça apenas no piano mostra que houve certa preocupação em balancear de forma correta as composições do EP, e o crescendo da faixa faz com que nem pareça ter quase sete minutos de duração. Fechando o trabalho, T.B.C. alterna entre bons momentos mais pesados, algo entre o prog metal e o heavy prog, com passagens puramente sinfônicas, dignas da escola europeia do estilo.

Apesar de ser apenas um ep instrumental, é interessante como ele cumpre bem o papel ao criar atmosferas e cenários mentais ao longo do seu desenvolvimento, de forma que, principalmente as linhas de teclado, suprem bem a ausência das vozes. Os elementos de diversos estilos musicais também auxiliam bastante para que as músicas não soem apenas como puro exibicionismo e auto indulgentes, mas sim com algo de notável para transmitir.

O EP Pandemonium pode ser ouvido na íntegra no soundcloud do artista.

Pawel

Pandemonium EP Paweł Penksa

123

Tracklist

01. Pandemonium
02. The Valley of Forgotten Dreams
03. Runaway
04. Grey Haven
05. T.B.C.

Lineup

Paweł Penksa – teclado
Kuba Szostak – guitarra
Robert Kazanowski – guitarra
Błażej Grygiel – voz
Rroio

Viking oriental colecionador de discos, músico frustrado e um eterno incansável explorador dos mais obscuros confins do mundo da música.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *