Progcast - Sua Dose Semanal de Rock Progressivo

Neo Partus / Top 10 2011


2011 talvez tenha sido um dos melhores anos dos últimos tempos para o Rock Progressivo, tanto em quantidade quanto em qualidade. Foram inúmeros lançamentos de Prog: artistas novos conseguindo ganhar cada vez mais espaço, artistas já consagrados aumentando suas discografias, muitas surpresas e algumas decepções.

Uma nota interessante é que muitos deles decidiram se afundar na época de ouro, os anos 70, para compor seus álbuns. Isso mostra que essas influências estão cravadas nos músicos e eles têm competência própria de usá-las para tocar uma música diferente da que se consagraram. Uma decisão que deu certo até demais.

Tivemos também o ProgTember, o mês principal do rock progressivo no ano, era um lançamento atrás do outro. Nós, Proggers, estivemos no paraíso em Setembro, muita grana (ou internet) foi gasta e com certeza valeu a pena. O fato é que esse ano ficará marcado para todos os Proggers!

Segue o meu Top 10 pessoal:

10 – Dream Theater – “A Dramatic Turn of Events”

Por muito, mas muito pouco mesmo que o Dream Theater não fica de fora desta lista. Mike Mangini, Revival do passado, qualidade recuperada e blá blá blá. Não vamos entrar nesses detalhes que já estamos cansados de ouvir. O álbum sem dúvidas tem seus excelentes momentos, mas me desculpem, xiitas de Dream Theater, faltou muito para “A Dramatic Turn of Events” competir com os melhores desse ano tão concorrido.

09 – Devin Townsend – “Ghost”

Devin Townsend não poderia ter escolhido um ano melhor para se consagrar ainda mais. Foi nele que seu projeto de 4 álbuns “Devin Townsend Project” foi finalizado. Ghost, a parte final, mostra um Devin totalmente calmo, sereno e confortante. Uma faceta oposta de sua personalidade. Um lançamento belíssimo e viajante que só revela toda sua versatilidade e cala a boca de quem achava que ele só sabia compor música extrema com muita gritaria.

08 – Neal Morse – “Testimony 2”

Desde que Neal Morse saiu do Spock’s Beard para se dedicar na sua carreira solo, álbuns e mais álbuns de muita qualidade e virtuosismo vão surgindo. Nessa segunda parte de “Testimony”, Morse confirma toda sua criatividade em fazer música progressiva de verdade em um álbum duplo cheio de maneirismos, beleza e músicas épicas.

07 – Pain Of Salvation – “Road Salt Two”

Daniel Gildenlow e sua turma conseguiram causar uma tremenda polêmica quando lançaram “Road Salt One”, um álbum bizarro com várias influências setentistas. Muitos torceram o nariz e ficaram com um pé atrás quando souberam que este álbum teria uma continuação, inclusive eu. A surpresa foi boa, o nível deste comparado com o primeiro é muito maior e mais maturo. A essência continua a mesma, porém bem mais gratificante aos ouvidos.

06 – Explosions in the Sky – “Take Care, Take Care, Take Care”

O Explosions In The Sky é o representante do gênero mais introspectivo de todos dessa lista: O Post-Rock. Eles conseguiram criar uma viajem sonora que afeta profundamente a alma. Cada acorde dado neste álbum parece nos levar a lugares inexplorados de nossa mente. É um risco que vale a pena correr.

05 – Mastodon – “The Hunter”

O Mastodon é uma banda para todos prestarem atenção, pois seus lançamentos sempre estão entre os melhores do ano. Com The Hunter não foi diferente. Eles usaram uma fórmula mais simplificada que seu antecessor, com faixas mais curtas mas a qualidade e o feeling são os mesmos que impressionam e muito.

04 – Phideaux – “Snowtorch”

Quem disse que álbuns clássicos de “art rock” como os que o Yes e Genesis fizeram não existem mais hoje em dia? Phideaux está aí para mostrar que em 2011 o Prog de raíz está firme e forte. Encontramos tudo o que uma obra-prima de Rock Progressivo necessita aqui. Em faixas épicas divididas em partes com momentos de tirar o fôlego e digna de várias ouvidas para apreciação total.

03 – Devin Townsend – “Deconstruction”

Quando disse que esse era O ano de Devin Townsend, não estava brincando. Sim, ele é mencionado duas vezes neste top 10 com seus dois álbuns. Deconstruction é simplesmente o melhor álbum de toda sua carreira. Épico, sarcástico, apocalíptico. Uma porrada em seu ouvido do começo ao fim. Se não bastasse isso, ainda temos um time de vocalistas convidados pra lá de respeitável como Ihsan, Floor Jansen e Mikael Åkerfeldt. E falando nele…

02 – Opeth – “Heritage”

Aah, o Opeth. Consagrador da junção do Death Metal com o Rock Progressivo. Mas o que aconteceu em Heritage? O peso e os guturais foram sacados. Em compensação Mikael atravessou as fronteiras neste disco onde você é forçado a parar tudo o que está fazendo para contemplar toda a vasta musicalidade genial nesta nova fase da banda. Ousado, complexo e instigante. Adjetivos que resumem bem este álbum genial e mixado por outro cara genial: Steven Wilson…

01 – Steven Wilson – “Grace for Drowning”

É isso o que acontece quando o seu músico favorito decide lançar o mais grandioso trabalho de sua carreira. Eu só posso agradecer ao Mr. Steven Wilson pelas inúmeras vezes que dei Play neste álbum duplo, todas as sensações inexplicáveis neste revival do melhor do passado com o melhor do presente, nele há tudo o que eu queria de um álbum que beira a perfeição. O melhor álbum de 2011 e um dos melhores álbuns que já ouvi em minha vida. Sem exageros.

Pelo menos uma excelente notícia que temos confirmada é que os donos dos dois melhores álbuns de 2011, Mikael Åkerfeldt e Steven Wilson se juntaram para lançar em março do ano que vem um novo projeto chamado Storm Corrosion. Ou seja, coisa boa nos aguarda. Que venha 2012!

Steven Wilson

Neo Partus / Top 10 2011

Tracklist

Lineup

Andrew Rosario

2 respostas para “Neo Partus / Top 10 2011”

  1. José Antonio disse:

    Gostei muito deste blog.

    Muito obrigado pelas informações.

  2. José Antonio disse:

    Agradeceria muito se tivessem sugestões de grupos com sonoridade semelhante ao Harmonium, principalmente no estilo do disco "SI ON AVAIT BESOIN D'UNE CINQUIÈME SAISON".

    Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *