Progcast - Sua Dose Semanal de Rock Progressivo

Minora – “Into The Ocean” EP


Banda sueca que está indo em um direcionamento bem diferente do que a maioria de suas conterrâneas, o Minora prefere investir em um metal progressivo com um pé no alternative rock e outro no atmospheric. A sua proposta facilmente pode associá-los a bandas como Tool, Dead Soul Tribe e alguns toques de Anathema em certos momentos, mas com estruturas mais simples e um forte apelo melódico.

Minora

O EP Into The Ocean está sendo lançado depois de dois anos desde o seu debut Imago, produzido por Roberto Laghi e com participação nas composições do guitarrista Jesper Strömblad, além da arte da capa pelo guitarrista do Dark Tranquillity, Niklas Sundin.

A faixa que abre o EP, Fading, apresenta de forma excelente a proposta da banda: ritmos quebrados típicos do metal progressivo, mas carregado de texturas e linhas de piano/teclado essenciais para criar a atmosfera leve e flutuante. Sempre acompanhados de melodias vocais simples, torna cada faixa facilmente identificável e bem acessível, como pode ser ouvido em Frozen, que aparentemente transita (de forma bem natural) entre os momentos mais calmos do Evergrey, Soen e Anathema.

Into The Ocean, que ganhou um simples, porém eficiente, vídeo dirigido pelo lendário Patric Ullaeus, não foi escolhido para ser o tema principal deste EP à toa. Um direcionamento musical (ainda) mais simples, beirando perigosamente o pop de forma belíssima, como várias bandas tem feito ao unir elementos de rock alternativo ao progressivo não auto indulgente. Ainda mais etérea, The Storm encerra o trabalho com notável influência de bandas do início da década passada, em especial o Dead Soul Tribe e o Green Carnation, porém, envoltos em uma aura atmosférica em maior evidência, graças às já citadas bases de piano.

O Minora não é essencial ou algo que vá mudar os cursos do metal progressivo atual. Não ainda. O potencial do sexteto, já provado no disco de estreia, prossegue com esse EP e aos poucos a sua própria identidade vai sendo construída. Um trabalho extremamente agradável de ouvir, que, se não segue o padrão de rock progressivo, esperado por aqueles que acreditam que o estilo é apenas aquilo que eles definem (ou acreditam definir) como tal, é mais uma boa prova de que a união com outras vertentes mais acessíveis e modernas é perfeitamente possível e natural.

Minora

Into The Ocean EP Minora

123

Tracklist

01. Fading
02. Frozen
03. Into The Ocean
04. The Storm

Lineup

Tommie Zetterlund – vocal
Kenny Jakobsson – guitarra
Claudio Oyarzo – guitarra
Djilali Benarradj – baixo
Fredrik Sandberg – teclado
Andreas Condurso – bateria
Rroio

Viking oriental colecionador de discos, músico frustrado e um eterno incansável explorador dos mais obscuros confins do mundo da música.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *