Progcast - Sua Dose Semanal de Rock Progressivo

Locomotora – “This Very Holding Back”


Um dos objetivos do post rock, muito mais do que qualquer outra vertente, é criar uma ambientação que consiga transmitir a apropriada e intencionada sensação para o ouvinte. As texturas instrumentais devem ser capazes de por si só criarem imagens mentais, do tipo que o simples ato de fechar os olhos seja o suficiente para transportar para a paisagem que o artista imaginou ao compor a música. E não, nem sempre isso é possível, ou ocorre de forma profunda.

Locomotora

Os finlandeses do Locomotora estão na ativa desde 2006, e nesse meio tempo lançaram apenas o disco de estreia auto intitulado, e o novo trabalho, This Very Holding Back. Gravado em diversos estúdios no seu país natal, o segundo álbum vem envolto em um bonito digipack (condizente com a sua identidade musical) e seguindo à tendência, lançado de forma totalmente independente.

Porém, o Locomotora atinge de forma bem satisfatória esse objetivo, graças aos ritmos em loop que servem de pano de fundo para as belas linhas de violino de The true way is along a rope, aparecendo como fator essencial também em that is not spanned high in the air,, uma faixa com um interessante desenrolar, variando entre vários momentos altamente contemplativos. O clima de but only just above the ground transmite uma esquisita sensação de frio, e o seu desenvolvimento é típico de como se entrando em nevasca, após uma incessante caminhada por um cenário branco e estático.

Um dos poucos momentos com atmosfera razoavelmente positiva do disco, it seems intended more to cause stumbling traz um conjunto de notas em andamento um pouco mais afastada da tensão das faixas anteriores. Mas, tudo volta à direção correta com than to be walked along. e as suas texturas lentas, repetitivas e agonizantes, que permanecem até um caótico encerramento e a consequente nota final que representa Franz Kafka.

A sonoridade apresentada em This Very Holding Back é simples, atmosférica e agradável (dependendo do seu humor e estado de espírito), mesmo sem apresentar algo genuinamente único, cumpre muito bem o seu papel e tem um direcionamento esperado de uma banda de post rock oriunda da Finlândia. E a propósito, funciona muito bem como música ambiente em um daqueles dias chuvosos, nublados, sem energia, aonde a única coisa disponível é um bom livro

Locomotora

This Very Holding Back Locomotora

12

Tracklist

01. The true way is along a rope
02. that is not spanned high in the air,
03. but only just above the ground.
04. It seems intended more to cause stumbling
05. than to be walked along.
06. Franz Kafka

Lineup

Arttu Äikäs
Juha Pippola
Jussi Heinonen
Rroio

Viking oriental colecionador de discos, músico frustrado e um eterno incansável explorador dos mais obscuros confins do mundo da música.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *