Progcast - Sua Dose Semanal de Rock Progressivo

Imminent Sonic Destruction – “Recurring Themes”


Formada no ano de 2007 em Detroit, os americanos iniciaram suas atividades sob a alcunha de Mellotrön, lançando apenas o EP “And Go” (que já continha algumas músicas presentes neste primeiro full length) no ano seguinte, até alterarem o nome para Imminent Sonic Destruction no ano passado.

Produzido e lançado de forma completamente independente, “Recurring Themes” apresenta uma banda ainda em busca da sua própria musicalidade, mas deixa claro a todo instante que os integrantes aqui envolvidos têm tudo para caminhar a passos largos ao sair do underground.

“Driving Home” abre o disco mostrando que a banda segue claramente os passos da escola Dream Theater de Progressivo, com riffs pesados sobre camadas atmosféricas de teclados, mas com uma identidade já bem acentuada: ao invés de passagens exageradamente complexas, eles preferem investir em sonoridades que beiram Ambient Music, bem relaxante e leve (mesmo o timbre dos instrumentos proporciona essa sensação), com vocais de linhas simples bem agradáveis. “Monster”, em seguida, continua na mesma linha, mas colocando as guitarras um pouco mais a frente, o que dá um ar muito mais Metal e soturno à faixa (os vocais também contribuem bastante com isso), assim como a cadenciada “With Death”, aonde os guturais dão a cara novamente e as diversas mudanças de andamento criam um diferencial bem interessante. Mais um momento bem Progressivo, “Breaking Through” começa com um clima bem Pink Floyd até cair novamente no instrumental com fortes toques de Petrucci e Cia, principalmente daquilo que ouvimos do “Octavarium” pra cá (atentem para as linhas de teclado e vocal – a semelhança chega a ser gritante em alguns momentos).

A música “Temple” traz um certo toque de modernidade ao disco, esbarrando bem de leve com o lado mais alternativo dos americanos, sem abandonar as bases de teclado e sem cair para o lado mais Pop, claro, assim como “Here, It’s Over”, com um apelo comercial um pouco mais latente, que de forma alguma tira o brilho da faixa ou significa que ela seja tecnicamente inferior às demais. A sua estrutura é apenas um pouco mais simples e o andamento menos acelerado, ao contrário da pedrada “Sick”, que remete mais do que claramente ao Metal americano atual, mesmo com as várias mudanças de ritmo. Após a curta bonita instrumental “The Remembering”, “Raven” é uma viagem incrível de dezesseis minutos pelos mais profundos caminhos do Progressivo, provando de uma vez por todas a capacidade da banda em criar uma sonoridade própria, mantendo suas influências, mas combinadas com idéias novas e tirando a sua música do marasmo.

“Recurring Themes” é uma audição muito mais do que interessante: apesar de pecar um pouco ao soar como o já citado Dream Theater, a capacidade e criatividade do ISD é indiscutível, e eles têm a habilidade necessária para experimentar por outros lados em busca da própria identidade, seja apostando no peso ou no som ambiente. A banda já é experiente e com o devido cuidado e reconhecimento, pode vir a lançar trabalhos cada vez mais bem produzidos e belíssimos.

ISD

Recurring Themes Imminent Sonic Destruction

1234

Tracklist

01. Driving Home
02. Monster
03. With Death
04. Breaking Through
05. Temple
06. Here, It’s Over
07. Sick
08. The Remembering
09. Raven

Lineup

Tony Piccoli – Vocal / Guitarra
Scott Thompson – Guitarra / Piano
Bryan Paxton – Baixo
Pete Hopersberger – Teclado / Sintetizador
Pat DeLeon – Bateria
Rroio

Viking oriental colecionador de discos, músico frustrado e um eterno incansável explorador dos mais obscuros confins do mundo da música.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *