Progcast - Sua Dose Semanal de Rock Progressivo

Imagery – “The Inner Journey”


Formado em 2008 pelos amigos de longa data Joceir Bertoni (vocais/guitarra) e Ricardo Fanucchi (baixo), o Imagery é o fruto de um projeto dedicado a unir técnica, peso, melodia, mesclando estilos eruditos, jazz, ritmos brasileiros, tudo isso sobre uma base altamente influenciada por nomes clássicos do Progressivo mundial.

Após a entrada do baterista Luciano Neves, o Imagery começou a concretizar as primeiras músicas que fariam parte da demo autointitulada de 2009, e o single “Last” um tempo depois, chamando a atenção de vários veículos especializados, além de garantir a abertura do show do Focus em 2012, às vésperas do lançamento do ambicioso debut “The Inner Journey”.

Ambicioso? Um tanto quanto: “Fourth Secret”, uma faixa instrumental de quase cinco minutos abre o trabalho com ótimas nuances jazzísticas aonde a banda mostra de cara a forte influência do bom e velho Metallica. A música que dá nome a banda vem logo em seguida, mais direta e remetendo ao que o Dream Theater fez na época do “Awake”, variando entre passagens pesadíssimas com momentos mais contemplativos, uma base muito bem construída para os músicos improvisarem livremente. Um timbre bem escolhido faz o baixo de Ricardo Fanucchi se sobressair em “Perception”, assim como as linhas de teclado de Henrique Loureiro, que fazem um contraste interessante com o restante da banda e tornam esta um dos destaques do trabalho.

“Start The War” e “The Rain” voltam novamente às influências mais Heavy Metal da banda, a primeira mais direta e com ótimos riffs, enquanto a outra abusa das partes instrumentais, lembrando bastante a escola americana de Prog Metal. Indo na direção oposta, “Show Me” é uma balada baseada em um contínuo dedilhado de guitarra, com uma melodia simples, enquanto “Stranger” retoma os riffs de tempos complexos em uma faixa quase narrada/dramatizada e é possível identificar sopros de Thrash Metal (sim, isso mesmo) aqui e ali. Puramente Prog, “Last” fecha o debut com mais de oito minutos resumindo bem a sonoridade que o Imagery se propõe a fazer: virtuosismo equilibrado, passagens extremamente técnicas, letras interpretadas como um audiodrama, que flerta com diversos estilos ao longo de todo o álbum.

O Imagery consegue dar um primeiro passo importante com “The Inner Journey”: um disco que consegue soar agradável tanto para quem já está inserido na música progressiva e virtuosa quanto para aqueles que procuram por coisas novas sem desgrudar de uma sonoridade que remeta às grandes bandas dos anos 70 e 80. A técnica apurada apresentada aqui é beneficiada pela produção cuidadosa (muito acima de muito trabalho nacional por aí – como bem sabemos, quem não tem recurso não pode bancar uma produção que chegue aos pés de estúdios gringos), que mantém os volumes bem nivelados e o espaço aberto para todos os músicos apresentarem o trabalho de forma nítida.

Um álbum nacional diferente, que foge um pouco dos estilos que inundam o mercado brasileiro, e portanto, vale a audição.

Imagery

The Inner Journey Imagery

1234

Tracklist

01. Fourth Secret
02. Imagery
03. Perception
04. Start The War
05. The Rain
06. Show Me
07. Stranger
08. Last

Lineup

Joceir Bertoni – Vocal / Guitarra
Ricardo Fanucchi – Baixo
Luciano Neves – Bateria
Henrique Loureiro – Teclado / Piano / Hammond
Rroio

Viking oriental colecionador de discos, músico frustrado e um eterno incansável explorador dos mais obscuros confins do mundo da música.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *