Progcast - Sua Dose Semanal de Rock Progressivo

Circle II Circle – “Seasons Will Fall”


Um dos muitos frutos musicais pós-Savatage, ao lado da carreira solo de Jon Oliva, o Circle II Circle, projeto do vocalista Zak Stevens, é o que obteve maior reconhecimento e lançou os discos mais relevantes, sem deixar de lado em nenhum momento a influência da sua antiga banda.

CiiC

Com três bons trabalhos lançados no início da carreira (Watching In Silence, Middle Of Nowhere e Burden Of Truth), o grupo começou a apresentar sinais de cansaço e desencontro musical nos álbuns Delusions Of Grandeur e Consequence Of Power, esse último soando com pouquíssima inspiração. Seasons Will Fall, o sexto álbum de studio, é o primeiro lançamento pela earMusic e parece ser o começo da recuperação. Em partes.

Diamond Blade, faixa que inicia o disco mostra um Circle II Circle soando de forma bem parecida com o que fizeram em Burden Of Truth, mais melódicos e com Zak Stevens efetivamente soltando a voz para cantar com vontade, bem diferente dos dois últimos álbuns. Porém, é perceptível que ele encontra certa dificuldade em permanecer nos tons mais altos durante muito tempo, e mesmo não comprometendo a audição, talvez explique o novo direcionamento musical que eles têm adotado. Trazendo boas doses de hard rock, Without A Sound é inevitavelmente comparável ao Savatage no quesito estrutural, mas assim como a seguinte, Killing Death, não apresenta nada que chame exatamente a atenção, e chegam a soar como gravações amadoras de alguma banda nova, não o lançamento de músicos que estão há décadas em atividade.

Não bastasse, Epiphany, com nove minutos de duração demora praticamente cinco minutos para ter algo a dizer, de forma que os seus minutos iniciais apresentam mudanças de andamento desencontradas, boa parte pelo trabalho preguiçoso de bateria. No geral, uma faixa que não justifica o exagero de tamanho, de forma que a audição só é salva por End of Emotion e as suas melodias que parecem ter saído de algum lugar da década de oitenta, mas se encaixaram de forma eficiente no som da banda. Aliás, Dreams That Never Die mantém os dois pés nessa década e flerta com o heavy metal mais tradicional, puxando o disco mais um pouco para a superfície e até arriscando aquele jogo de vozes popularizado pela banda antiga de Stevens (talvez não com o mesmo requinte, mas ainda assim engrandece a faixa).

Cadenciada e bem mais melódica, Seasons Will Fall apresenta uma música naqueles moldes em que o Circle II Circle dificilmente erra, mais próxima ao prog metal e apenas com sutis toques de hard rock, e o piano como elemento principal, enquanto Never Gonna Stop e Isolation esbarram com o power metal típico da metade dos anos 2000 em alguns momentos. A balada do álbum, Sweet Despair, sempre um dos pontos fortes nos discos da banda, aqui se mostra excessivamente repetitiva e sem o sentimento devido, principalmente no refrão, ficando bem aquém se comparada com as anteriores, o mesmo ocorrendo com Downshot, que apesar do inspirado trabalho de guitarras e os seus toques de hard rock setentista, não tem um cuidado com o vocal tão inspirado. Dessa forma, o encerramento com Only Yesterday se mostra bem acertada, conduzida pelo piano e carregada de um sentimento bem parecido com o fim de Dead Winter Dead, melancólico e esperançoso ao mesmo tempo.

Em um âmbito geral, não se pode dizer que o Circle II Circle tenha se recuperado totalmente dos problemas extra musicais que enfrentou depois do lançamento dos dois trabalhos anteriores, de forma que as mudanças de formação têm refletido negativamente no som dos seus álbuns. Apesar de acertar em alguns pontos, o nível de Seasons Will Fall oscila abruptamente de uma faixa pra outra, e o disco acaba durando muito mais do que deveria por conta de alguns exageros e de momentos inacreditavelmente dispensáveis, comprometidos ainda mais pela produção relativamente descuidada. Ou seja, vale apenas para não deixar um espaço vago na sua coleção, pois é uma péssima amostra do real potencial de Zak Stevens como vocalista ou compositor.

CiiC

Seasons Will Fall Circle II Circle

1

Tracklist

01. Diamond Blade
02. Without A Sound
03. Killing Death
04. Epiphany
05. End Of Emotion
06. Dreams That Never Die
07. Seasons Will Fall
08. Never Gonna Stop
09. Isolation
10. Sweet Despair
11. Downshot
12. Only Yesterday

Lineup

Zak Stevens – vocal
Paul Michael Stewart – baixo
Bill Hudson - guitarra
Henning Wanner – teclado
Christian David Wentz – guitarra
Adam Sagan – bateria
Rroio

Viking oriental colecionador de discos, músico frustrado e um eterno incansável explorador dos mais obscuros confins do mundo da música.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *