Progcast - Sua Dose Semanal de Rock Progressivo

Anathema – “Falling Deeper”


O Anathema dos últimos anos pra cá vem mudando constantemente seu som. De um Doom Metal eles entraram no barco progressivo e gostaram dessa ideia. o último álbum mixado por Steven Wilson ano passado, “We’re Here Because We’re Here” diz por si próprio. A banda ficou por um bom tempo parada, agora pelo visto retomaram com força total as atividades.

anathema-falling-deeper_hfele_0

 Para esclarecimento, “Falling Deeper” não é um álbum de inéditas, é uma compilação de regravações de músicas antigas, mas a simetria dela é tão concisa que é impossível classificá-lo apenas como uma simples coletânea, do mesmo modo que acontece com “Hindsight” de 2008.

O álbum começa com uma joia frágil, “Crestfallen” dá todo o clima necessário para o andamento do álbum que é juntamente colocada “Sleep In Sanity”, uma evolução da música anterior. Esse é o Anathema do passado com todos os toques do presente.

“Kingdom” ganhou uma instrumentação absurda, é a típica faixa que vai crescendo a cada momento, acompanhada de um tom orquestral que dá gosto. “They Die” com seus pequenos 2 minutos e 20 retoma um pouco de “Kingdom” com a primeira faixa. A partir desse momento entende-se plenamente o porque de “Falling Deeper” não ser uma compilação qualquer de músicas escolhidas e jogadas lá.

“Everwake” nos trás uma grande surpresa, a participação vocal da incontestável Anneke van Giersbergen, quem nunca ouviu sua belíssima voz em qualquer lugar que seja que atire a primeira pedra. E como sempre, quando há participação dela é como que se não desse para ficar ruim.

“J’ai Fait Une Promise” junto das últimas três músicas que terminam o álbum tem como ponto forte a orquestração, um toque precioso onde tudo o que é belo pode ficar ainda mais. Esse é “Falling Deeper”, para quem não conhece a banda, o álbum pode soar meio estranho, mas para os fãs e principalmente os que já conheciam e curtiam essas faixas adicionadas na coletânea, com certeza é um prato cheio, mais um disco do Anathema que deve ser tratado com muito carinho.

anathema-falling-deeper_hfele_0

Falling Deeper Anathema

1234

Tracklist

1. Crestfallen
2. Sleep In Sanity
3. Kingdom
4. They Die
5. Everwake
6. I Made A Promise (J’ai Fait Une Promesse)
7. Alone
8. We The Gods
9. Sunset of Age

Lineup

Lee Douglas - Vocal
Danny Cavanagh - Guitarra / Vocal / Teclados
Vincent Cavanagh - Guitarra / Vocal
John Douglas - Bateria
Jamie Cavanagh - Baixo
Andrew Rosario

Uma resposta para “Anathema – “Falling Deeper””

  1. Minea Nunes disse:

    Nem ouvi ainda. ;_;

    Essa capa é o "menos é mais" total, mas é bonita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *