Progcast - Sua Dose Semanal de Rock Progressivo

Phideaux – “Snowtorch”


 

Phideaux Xavier é um diretor de TV e também músico, mais um que se aventura pelo rock progressivo sinfônico nos dias de hoje, assim como Spock’s Beard, Flower Kings, Beardfish e uma porção de bandas sem muito prestígio da mídia.

Fazendo uma minúscula participação no álbum 01011001 do Ayreon, Phideaux ganhou um pouco de atenção dos olhares progressivos e o que se vê é que há tempos ele já vem montando uma boa corrente de excelentes álbuns lançados e totalmente esquecidos.

Depois dos incríveis “Doomsday Afternoon” e “Number Seven” eis que Phideaux talvez tenha alcançado seu ápice com “Snowtorch”. Uma belíssima peça musical onde todas as suas habilidades e influências são perfeitamente encaixadas como podemos ver em “Snowtorch Part One”. Dividida em 4 partes, é sem dúvidas uma masterpiece do que se pode chamar de Prog Rock. Nela há tudo o que se espera de uma suíte épica: Muitos sintetizadores, solos de vários instrumentos incluindo Sax, e um clímax totalmente eufórico de uma passagem de uma parte para outra, principalmente nas duas últimas. A música termina e a reação é apenas o silêncio. O silêncio depois de ouvir uma obra rara nos dias de hoje.

“Helix” vem em seguida não quebrando o ritmo do álbum, com seus belos vocais femininos e passagens que lembram muito a fase antiga do Genesis. Então voltamos ao ponto principal: “Snowtorch Part Two” dividida em mais três partes, se inicia com uma gostosa pegada de violão num estilo bem folk, logo depois o quase silêncio é quebrado por uma passagem destruidora de synth, numa mistura de Yes com riffs de Hard Rock. Logo o clima se estabiliza e então a primeira parte de “Snowtorch” volta numa passagem muito bem quebrada e emocionante. Por fim a curta e praticamente sem nome “…” nos dá a despedida com um clima quase dançante a base de belos violinos.

Phideaux mostra que mesmo no século XXI pode-se sim fazer Rock Progressivo com a mesma qualidade dos anos 70. Resta saber se essa obra-prima será ouvida e apreciada até por pessoas que se recusam afirmar que exista música boa hoje em dia ou se “Snowtorch” será só mais um álbum esquecido dentre tantos por aí. Infelizmente a segunda opção é a mais viável de acontecer.

1. Snowtorch – Part One (I. Star Of Light / II. Retrograde / III. Fox On The Rocks / IV. Celestine)
2. Helix
3. Snowtorch – Part Two (I. Blowtorch Snowjob / II. Fox Rock 2 / III. Coronal Mass Ejection)
4. …

Phideaux Xavier – acoustic guitar, piano, vocals
Ariel Farber – vocals, violin
Valerie Gracious – vocals
‘Bloody’ Rich Hutchins – drums
Mathew Kennedy – bass guitar
Gabriel Moffat – electric guitar
Linda Ruttan Moldawsky – vocals, metal percussion
Molly Ruttan – vocals
Mark Sherkus – keyboards, piano
Johnn Unicorn – keyboards, saxophone, vocals

Nota 10

Snowtorch Phideaux

Tracklist

Lineup

Andrew Rosario

Uma resposta para “Phideaux – “Snowtorch””

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *