Progcast - Sua Dose Semanal de Rock Progressivo

Mindflow – "365"


O Mindflow é uma daquelas bandas que consegue criar uma identidade própria desde o início da carreira, e com o passar dos anos, vai gradativamente remodelando e se renovando, em busca de uma sonoridade mais orgânica, até chegar no ideal. Desde o Prog mais clássico da sua sua estréia com “Just The Two Of Us”, passando pelo megalomaníaco “Mind Over Body” (em todos os sentidos) até o pesadíssimo e conspiratório “Destructive Device”, a banda soube explorar vários direcionamentos, temas e uma experiência que vai muito além da música e ultrapassa algumas barreiras que muita gente insiste em esbarrar.

Pois bem, na metade de 2009, eles anunciaram um ousado projeto chamado “365”, onde através de um blog oficial criado especialmente para isso, a banda lançaria uma música por mês, além da letra, wallpapers e vários conteúdos extras. Algo inesperado, já que, segundo eles próprios, a música de cada mês era feita e composta entre um lançamento e outro.

A música de setembro “Thrust Into This Game” abre o álbum, e já é uma velha conhecida para aqueles que têm o single “September To November” ou acompanham o canal no Youtube dos caras, já que um vídeo oficial cheio de efeitos foi feito para a música, e o visual traz exatamente a sensação meio que de “desespero” que ela tem. Em seguida, “The Ride”, mais cadenciada, quase uma mezzo-balada com ótimos vocais de Danilo Herbert (cuja versão acústica é do tipo highlight em um show da banda) e “Instinct” com uma pegada a lá New Metal para dar aquele peso a mais. “Corrupted”, a quarta faixa tem uma levada meio eletrônica, lembrando os momentos mais relax (ou seriam menos caóticos?) do Fear Factory e afins e uma rifferama de doer o pescoço com vários efeitos de midi, enquanto “Walking Tall” é uma música bem com a cara do Mindflow, algo que passeia tranquilamente entre o “Just The Two of Us” e o “Destructive Device” (é muito bom ver a identidade que eles já tem). Depois, “Crisis FX” é uma música um tanto quanto confusa e claustrofóbica, o que encaixa muito bem com a sua letra e mostra o que é o entrosamento de uma banda que praticamente não sofreu alterações em toda a sua carreira: a possibilidade de arriscar em temas mais complexos e heterogêneos.

A sétima música, “Break Me Out” é uma praga (no bom sentido) no estilo de “Breakthrough”, do álbum anterior: ela vai, por mais que você tente, permanecer na sua memória por dias, semanas, meses… e quando você menos esperar, estará cantarolando na rua “I never forgeeeet… I saw it in yooour eeeeyes”. Então ouçam com atenção! Em seguida, mais uma balada, “To Say Goodbye”, que lembra bastante o Pain Of Salvation da época do “Remedy Lane”/”Perfect Element I” e a pedrada quase Thrash (mas com bons toques de modernidade, algo que parece ter dominado esse álbum) “Rules Of Engagement”, com seu refrão a ser cantado com fists-in-the-air. “Shuffle Up And Deal” é mais uma grata surpresa, novamente embalada por riffs pesadíssimos e um que aqui e ali de Hard Rock (quase imperceptíveis), assim como a bem New Metal (dos bons!) de “Reset The Future”, um dos grandes destaques, tanto na parte instrumental quanto lírica. “With Bare Hands” (nome do álbum-coletânea a ser lançado nos EUA agora em 2011) tem boas doses de Heavy Metal tradicional (vejam o riff!), com os vocais inclusive flertando com o estilo: simples, honrado e com certeza a ser berrado a plenos pulmões ao vivo (até uma parte meio… rappeada no meio?).

O Mindflow é uma daquelas bandas em atividade no Brasil que não precisam provar absolutamente mais nada para ninguém. É uma pena que nem sempre artistas assim estejam evidência. Eu vejo muitas pessoas por aí falando que o Metal e o Rock não dão dinheiro no Brasil. O que nos leva a questão: o que você tem feito para mudar isso?

Àqueles que não tem a mente fechada e preconceituosa, “365” é um álbum indicadíssimo, com uma qualidade de deixar muita…. mas MUITA banda por aí na sola do pé.

01. Thrust Into This Game (09/09/2009)
02. The Ride (14/10/2009)
03. Instinct (18/11/2009)
04. Corrupted (16/12/2009)
05. Walking Tall (28/01/2010)
06. Crisis FX (24/02/2010)
07. Break Me Out (31/03/2010)
08. To Say Goodbye (28/04/2010)
09. Rules of Engagement (26/05/2010)
10. Shuffle Up and Deal (30/06/2010)
11. Reset the Future (28/07/2010)
12. With Bare Hands (25/08/2010)

Line-up:

Danilo Herbert: Vocal
Rodrigo Hidalgo: Guitarra
Ricardo Winandy: Baixo
Rafael Pensado: Bateria

Nota 9

"365" Mindflow

Tracklist

Lineup

Rroio

Viking oriental colecionador de discos, músico frustrado e um eterno incansável explorador dos mais obscuros confins do mundo da música.

Uma resposta para “Mindflow – "365"”

  1. Andrew disse:

    Concordo plenamente sobre a Break me Out, fiquei MUITO tempo com aquela praga daquele refrão na cabeça!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *