Progcast - Sua Dose Semanal de Rock Progressivo

For All We Know – “For All We Know”


For All We Know é a nova banda/projeto do guitarrista Ruud Jolie, que é mais conhecido pelo Within Temptation, para criá-lo ele juntou um grupo de instrumentistas pra lá de respeitável como Kristoffer Gildenlow e Léo Margarit (ex e atual membro do Pain of Salvation, respectivamente) e também Wudstick, um vocalista que até 2008 cantava Rap (Isso mesmo!) até Arjen Lucassen o recrutar em seu álbum do Ayreon, 01011001 como um dos vocalistas. Pelo jeito, Wudstick gostou dessa idéia de migração de estilos.

E não para por aí, além desses membros fixos da banda, Ruud também chamou outros vocalistas e instrumentistas para seu debut como o próprio Daniel Gildenlow, Sharon Den Adel (Within Temptation), Damian Wilson (Threshold e Ayreon), John Wesley (Porcupine Tree) e outros. É impossível observar essa fórmula de membros convidados sem se remeter ao Ayreon, até porque uma boa parte dos próprios membros que aqui participam, já antes visitou os estúdios de Arjen Lucassen. Por isso mesmo quando o projeto foi anunciado houve uma grande expectativa por parte dos fãs das bandas dos membros, e também sempre é interessante ouvir um álbum com vários vocalistas.

Mas para quem esperava um álbum no estilo do Ayreon irá se decepcionar, pois há dois quesitos que se distanciam bem disso. Começando pelo estilo musical bem voltado para um Prog Rock/Metal mais direto sem o uso abusivo de sintetizadores aliado a um clima bem calmo e soturno. O segundo quesito é a questão dos vocalistas convidados, pois a maioria participa apenas da bela e curtíssima “Keep Breathing”, dando destaque para a voz incrível de Daniel Gildenlow. Já o resto dos vocais do álbum é dominado por Wudstick, e sua voz se encaixou muito bem ao clima do álbum, bem melodioso.

“Blind Me” inicia em grande estilo o álbum, dando aquele clima perfeito para uma introdução que conquista o ouvinte de primeira. “Busy Being Somebody Else” tem aquela cara de música Prog de primeiro álbum mesmo, com bom refrão e instrumental interessante, lembrando até bandas mais undergrounds como Pure Reason Revolution. “Out of Reach” se resume em melodia. Melodia é o nome dela, com bom trabalho no piano, ela leva a um fim envolvente.

Chegamos em “When Angels Refuse to Fly” que alterna entre ótimos momentos e outros que não se encaixaram tão bem, poderia ser a melhor se talvez fosse mais bem trabalhada, pois tem uma fórmula excelente. “I Lost Myself Today” volta com a proposta da melodia, caminha bem devagar com um bom solo de John Wesley, mas no geral ficou meio vaga. “Down On My Knees” finalmente trás impacto para o álbum, com um riff que pode representar facilmente ele, é também a mais longa e obviamente a mais progressiva e tem uma boa pegada pesada, ponto para Ruud.

As duas em seguida com curta duração vêm com um clima apocalíptico para a não muito interessante “Tired And Ashamed”. “Open Your Eyes” segue a fórmula meio acústica, meio melódica e “Nothing More…” encerra o álbum, uma faixa comandada pelo som do violino de Camilla van der Kooij que fez um ótimo trabalho.

No fim vale tirar a conclusão dessa nova aventura de Ruud Jolie. O álbum de estréia do For All We Know é cheio de destaques, porém com alguns deslizes como toda primeira experiência. A questão dos convidados chega a ser bem frustrante, pois suas participações são muito curtas. Quem sabe em um próximo lançamento haja um aprimoramento quanto a isto. Ou não, caso Ruud não queira transformar o For All We Know em um novo Ayreon.

01. Blind Me
02. Busy Being Somebody Else
03. Out of Reach
04. When Angels Refuse to Fly
05. I Lost Myself Today
06. Keep Breathing
07. Down On My Knees
08. Save us…
09. Embrace/Erase/Replace/Embrace
10. Tired and Ashamed
11. Open Your Eyes
12. Nothing more…

Musicians
Wudstik – Vocals
Kristoffer Gildenlöw – Fretless Bassguitar, Backing vocals
Léo Margarit – Drums
Thijs Schrijnemakers – Hammond
Marco Kuypers – Piano, Rhodes, Harmonium
Ruud Jolie – Electric and Acoustic Guitars, Mandolin, Bass guitar and Backing vocals

Guest Musicians
Daniel Gildenlöw – Vocals
Sharon den Adel -Vocals
Damian Wilson – Vocals
Ruud Houweling – Vocals
Anke Derks – Vocals
Tom Sikkers – Vocals
John Wesley – Guitar Solo
Richie Faulkner – Guitar Solo
Camilla van der Kooij – Violin

Nota: 8

For All We Know For All We Know

Tracklist

Lineup

Andrew Rosario

Uma resposta para “For All We Know – “For All We Know””

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *