Progcast - Sua Dose Semanal de Rock Progressivo

Storm Thorgerson (1944 – 2013)


storm

Nascido em 1944 na pequena cidade inglesa de Potters Bar, situada ao norte de Londres, Storm Elvin Thorgerson foi um dos fundadores do lendário grupo artístico Hipgnosis e um dos maiores ícones e gênios criativos da história da música, graças a todo o conceito que as suas criações agregaram para alguns dos mais clássicos discos.

Desde uma série de pontos de vista, dispor oitocentas camas de hospital em uma praia, distorcer de formas terríveis a foto do artista, até uma revoada de seres humanos, pessoas penduradas pelos pés, vacas, balões gigantes, uma cama em queda livre, passando pela mais famosa capa de disco de todos os tempos, o simples prisma de The Dark Side of the Moon, Storm Thorgerson e o seu fascínio pelas montagens fotográficas sempre foram elementos importantíssimos para extrapolação da experiência musical que as suas obras ilustravam. A megalomania artística levada a um indecifrável e jamais visto patamar, trazendo para o mundo real as infinitas ideias, durante 50 anos.

Thorgerson faleceu hoje, dia 18 de abril de 2013. Mais um artista e mais um pedaço da história da música que se vai este ano.

“I like to mess with reality…to bend reality. Some of my works beg the question of is it real or not?” – Storm Thorgerson

 Abaixo, o trailer de um documentário sobre a sua obra e a história da Hipgnosis:

Rroio

Viking oriental colecionador de discos, músico frustrado e um eterno incansável explorador dos mais obscuros confins do mundo da música.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *