Progcast - Sua Dose Semanal de Rock Progressivo

Apocalypse – “The 25th Anniversary Box Set”


A banda gaúcha Apocalypse é com certeza o maior representante do Rock Progressivo em terras tupiniquins, e uma das poucas que alcançou reconhecimento ao redor do globo, mesmo contando com músicas cantadas em português, no começo da carreira. E não há nada mais progressivo e mais jus a carreira da banda do que comemorar este um quarto de atividade ininterrupta com um luxuoso Box set, que repassa a sua carreira, tornando-se um item de colecionador para os fãs e um ótimo material para apresentar aos novos ouvintes.

Financiado pelo projeto “Financiarte”, da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul (atitude louvável, que vocês podem conhecer melhor neste link), o Box comemorativo contém o álbum ao vivo “Magic Spells”, o novo álbum de estúdio “2012 Light Years From Home”, o DVD “The 25th Anniversary Concert” e o grande diferencial, um livro (em português e inglês) com o registro biográfico da banda.

O Box

Ao se deparar com o produto, uma grata surpresa. A arte da caixa em si foi muito bem trabalhada, com cores e desenhos altamente psicodélicos, transmitindo quem pega diretamente para uma época onde ver um simples vinil antes de colocar a bolacha para tocar era uma experiência a parte. Além disso, o 25 estilizado já traz referências aos trabalhos anteriores do Apocalypse, pequenos easter-eggs para os fãs de longa data. Vale citar que toda a arte da embalagem, dos CDs, DVD e do livro são de autoria do próprio vocalista/flautista da banda Gustavo Demarchi.

O CD “Magic Spells”

Gravado em 2005 durante a turnê “Magic Tour”, o álbum é uma coletânea com várias músicas da banda cantadas em inglês, e como tal, a sua arte é como um apanhado de vários desenhos, com fadas, pássaros, pirâmides, ampulhetas gigantes no deserto e planetas no céu. Elementos progressivos que lembram em muito a época mais cuidadosa de Roger Dean ou os álbuns do Marillion, cheio de detalhes presentes para aqueles com olhos para ver. O encarte por dentro contém uma série de fotos das apresentações (o equipamento do tecladista Eloy Fritsch impressiona os mais desavisados), mas infelizmente sem as letras das músicas.

O CD “2012 Light Years From Home”

Com a temátiva meio Maia/Apocalipse/2012 (sacaram?), além da pirâmide indoamericana no meio do lago e relógio queimando no centro, o mais intrigante mesmo é o homem de terno e cartola, aparentemente deslocado na cena. O mais interessante é o contraste nos dois lados do encarte, com imagens sobrepostas que fazem referência aos títulos da música, pequenos detalhes que engrandecem a experiência de ouvir o disco.

O DVD “The 25th Anniversary Concert”

Admito que passei bons minutes procurando onde estaria o DVD na caixa, e como uma pequena vingança pessoal, prefiro deixar para que vocês encontrem por sua própria conta. O conteúdo do disco é o show realizado em Porto Alegre em 2009, e, mesmo vindo em uma embalagem mais simples, não quer dizer que recebeu menor cuidado. Afinal, ser minimalista também é ser Prog!

O livro “The 25th Anniversary Book – The Apocalypse History”

Escrito pelo Eliton Tomasi, a capa do livro é basicamente a mesma do Box, com a ligeira diferença que no seu verso podemos ver as capas da discografia da banda (e ajudam a ver as referências). Quanto ao conteúdo do livro, é extremamente agradável de ler, com textos bem escritos em uma fonte de fácil visualização, além de fotos que mostram os diversos momentos da carreira da banda, com fotos antigas, de apresentações e tal, um daqueles itens de colecionador mesmo.

Concluindo, fica aqui o parabéns para a banda por investir pesado em um trabalho único na história do Rock Progressivo aqui no Brasil. Não é de hoje que o cenário musical vem ficando cada vez mais debilitado e as bandas têm tomado maior cuidado na hora de lançar materiais especiais. E a exemplo de muitas, o Apocalypse cumpre perfeitamente o seu papel, lançando um item que não apenas é um ótimo produto na estante de qualquer fã, mas algo realmente trabalhado.

E não percam, em breve, mais conteúdo sobre os 25 anos do Apocalypse!

Rroio

Viking oriental colecionador de discos, músico frustrado e um eterno incansável explorador dos mais obscuros confins do mundo da música.

4 respostas para “Apocalypse – “The 25th Anniversary Box Set””

  1. Eliton Tomasi disse:

    Valeu pela resenha e espaço, pessoal.

    Esperamos agora ver aqui o Box-Set de 50 Anos do Apoclaypse. 🙂

    Longevidade e sucesso para todos!

    Prog Regards

  2. Diego Camargo disse:

    Espero que o pessoal do progcast não importe, mas tomei a liberdade de colocar a bela resenha do Box no Progshine tb, citando a fonte nos links, claro!

    Abraços

  3. Pessoal, parabens pelo site e obrigado pela bela resenha e pelo enfoque a arte gráfica. Eu, por estar em ambas as frentes, agradeço duplamente, hehehe. Abraços

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *