Progcast - Sua Dose Semanal de Rock Progressivo

Imagery – “The Inner Journey”


Formado em 2008 pelos amigos de longa data Joceir Bertoni (vocais/guitarra) e Ricardo Fanucchi (baixo), o Imagery é o fruto de um projeto dedicado a unir técnica, peso, melodia, mesclando estilos eruditos, jazz, ritmos brasileiros, tudo isso sobre uma base altamente influenciada por nomes clássicos do Progressivo mundial.

Após a entrada do baterista Luciano Neves, o Imagery começou a concretizar as primeiras músicas que fariam parte da demo autointitulada de 2009, e o single “Last” um tempo depois, chamando a atenção de vários veículos especializados, além de garantir a abertura do show do Focus em 2012, às vésperas do lançamento do ambicioso debut “The Inner Journey”.

Ambicioso? Um tanto quanto: “Fourth Secret”, uma faixa instrumental de quase cinco minutos abre o trabalho com ótimas nuances jazzísticas aonde a banda mostra de cara a forte influência do bom e velho Metallica. A música que dá nome a banda vem logo em seguida, mais direta e remetendo ao que o Dream Theater fez na época do “Awake”, variando entre passagens pesadíssimas com momentos mais contemplativos, uma base muito bem construída para os músicos improvisarem livremente. Um timbre bem escolhido faz o baixo de Ricardo Fanucchi se sobressair em “Perception”, assim como as linhas de teclado de Henrique Loureiro, que fazem um contraste interessante com o restante da banda e tornam esta um dos destaques do trabalho.

“Start The War” e “The Rain” voltam novamente às influências mais Heavy Metal da banda, a primeira mais direta e com ótimos riffs, enquanto a outra abusa das partes instrumentais, lembrando bastante a escola americana de Prog Metal. Indo na direção oposta, “Show Me” é uma balada baseada em um contínuo dedilhado de guitarra, com uma melodia simples, enquanto “Stranger” retoma os riffs de tempos complexos em uma faixa quase narrada/dramatizada e é possível identificar sopros de Thrash Metal (sim, isso mesmo) aqui e ali. Puramente Prog, “Last” fecha o debut com mais de oito minutos resumindo bem a sonoridade que o Imagery se propõe a fazer: virtuosismo equilibrado, passagens extremamente técnicas, letras interpretadas como um audiodrama, que flerta com diversos estilos ao longo de todo o álbum.

O Imagery consegue dar um primeiro passo importante com “The Inner Journey”: um disco que consegue soar agradável tanto para quem já está inserido na música progressiva e virtuosa quanto para aqueles que procuram por coisas novas sem desgrudar de uma sonoridade que remeta às grandes bandas dos anos 70 e 80. A técnica apurada apresentada aqui é beneficiada pela produção cuidadosa (muito acima de muito trabalho nacional por aí – como bem sabemos, quem não tem recurso não pode bancar uma produção que chegue aos pés de estúdios gringos), que mantém os volumes bem nivelados e o espaço aberto para todos os músicos apresentarem o trabalho de forma nítida.

Um álbum nacional diferente, que foge um pouco dos estilos que inundam o mercado brasileiro, e portanto, vale a audição.

The Inner Journey Imagery

1234

Tracklist

01. Fourth Secret
02. Imagery
03. Perception
04. Start The War
05. The Rain
06. Show Me
07. Stranger
08. Last

Lineup

Joceir Bertoni – Vocal / Guitarra
Ricardo Fanucchi – Baixo
Luciano Neves – Bateria
Henrique Loureiro – Teclado / Piano / Hammond
Rroio

Viking oriental colecionador de discos, músico frustrado e um eterno incansável explorador dos mais obscuros confins do mundo da música.

0 comments
Sort: Newest | Oldest