Progcast - Sua Dose Semanal de Rock Progressivo

Explosions in the Sky – “Take Care, Take Care, Take Care”


Tome cuidado, triplamente tome cuidado. É com esse aviso dado que introduzimos o novo álbum do Explosions In The Sky, um dos maiores expoentes do movimento post-rock. Seu som pode ser caracterizado por músicas instrumentais longas, ora delicadas, ora agressivas, sempre com o toque lisérgico já característico do estilo. Diferentemente de um God is an Astronaut por exemplo, que é algo mais direto, o som dela chega a ser mais introspectivo e viajante, perfeito para dias tranquilos onde o ócio bate e você só quer ouvir uma boa música relaxante.

Last Known Surroundings” dá início a viagem de forma rápida e eficaz, com a guitarra te guiando para o infinito num som sem fim. Pronto, como diriam os mais experientes na banda, você já está em coma. Do nada toda essa energia de sons inacabáveis finalmente termina e sem perceber uma nova melodia começa dentro da mesma música. Se tem uma banda que eu diria que faz música com o coração, seria o Explosions in the Sky, talvez não com a intenção, mas com o que eles usam, essa segunda parte da música define isso. Atinge a alma, o coração e o que mais quiser. Se essa parte fosse repetida mais umas 10 vezes, aposto que não haveria muitas reclamações.

“Human Qualities” tem o toque característico da banda, adicione algumas palminhas e temos outra bela música. O momento quase alegre do álbum continua com “Trembling Hands”, a única música curta do álbum, com seus três minutos, ela tende a ser a faixa de apresentação ao ouvinte, mesmo não dando tantas pistas do que pode ser o resto, é algo bem interessante porque a receita está lá.

O momento semi-feliz do álbum termina em “Postcard from 1952”, o clima de sossego toma conta de você e seus pensamentos vão à tona, não espere surpresas, apenas se entregue à atmosfera que o Explosions In The Sky te dá. E por fim, não é hora de se distrair, de se acomodar, se você acha que já sentiu demais com o que foi mostrado até agora então se prepare para “Let Back In”. Imagine que uma guitarra pode ter poder, acompanhada dos outros instrumentos, o poder de explorar sua alma, com um riff até bem simples, é incrível como ele te afeta, te dá calafrios e o que mais for. É sem dúvida o momento máximo do álbum, o grande clímax. A música termina assustadoramente de forma fantasmagórica.

A receita continua a mesma, a diferença é que a direção musical que eles levam vai mais ao ponto, mesmo prosseguindo com suas músicas de longa duração. As vezes mudar é bom mas nesse caso é preferível que continue assim, com a certeza de afetar a alma profundamente.

Take Care, Take Care, Take Care Explosions in the Sky

1234

Tracklist

1. Last Known Surroundings
2. Human Qualities
3. Trembling Hands
4. Be Comfortable, Creature
5. Postcard from 1952
6. Let Me Back In

Lineup

Munaf Rayani - Guitarra
Mark Smith - Guitarra
Michael James - Baixo
Chris Hrasky - Bateria
Andrew Rosario

Uma resposta para “Explosions in the Sky – “Take Care, Take Care, Take Care””

  1. Leo Rhames disse:

    Hi,

    today I suggest indignu, a portuguese post rock band for song for today 😉
    http://www.facebook.com/pages/indignu/10268285644

    Congratulations for your site!

    Here a free download "choro da saudade" in bandcamp, a beautiful progressive instrumental seven minutes, from album Fetus In Fetu:
    http://indignu.bandcamp.com/track/choro-da-saudad

    Cheers from Malta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *