Progcast - Sua Dose Semanal de Rock Progressivo

Os 19 discos de progressivo mais aguardados em 2013


Comparando com 2011, o ano passado foi relativamente fraco em relação aos lançamentos de rock progressivo (apesar de algumas de suas vertentes, como o post rock, terem apresentado interessantes trabalhos), então, para não deixar passar nenhum disco, essa lista servirá como um guia – bem supérfluo – para os álbuns que devemos aguardar e ouvir com atenção para em 2013. Coletando informações pelos fóruns e portais de notícia por aí, foram montadas duas listas distintas: a primeira com as bandas que já anunciaram data de lançamento e/ou nome do disco e/ou capa, e a segunda com aquelas que temos apenas informações levianas e soltas, dadas pelos músicos em entrevistas, sem nada exatamente estabelecido.

Essa primeira relação conta com dezenove bandas, e vai desde o rock progressivo nos moldes mais clássicos a bandas mais extremas, passando pelas de post rock e outras mais experimentais. A segunda parte será publicada amanhã, 06/02.

Sugestões de mais álbuns, informações desgarradas ou qualquer outro material sobre os lançamentos de 2013, deixe nos comentários.

Lembrando que, novamente, a lista está classificada em ordem alfabética e os discos que já foram lançados durante o mês de janeiro não foram considerados.

AmorphisCircle

Amorphis – Circle

Uma das mais criativas bandas finlandesas, o sexteto chega ao décimo primeiro disco dois anos depois de The Beggining Of Times, dando continuidade à curva criativa que se iniciou com o álbum Silent Waters, em 2007. Circle traz uma belíssima capa e será lançado pela Nuclear Blast em 19/04, cercado por altas expectativas, já que além de estar sendo produzido por Peter Tägtgren, os vídeos liberados pela banda não chegam a mostrar muito do que está por vir.

Amplifier

Amplifier – Echo Street

Com um rock progressivo com os dois pés no psicodélico e no space rock, os ingleses do Amplifier trazem influências que vão de Black Sabbath a Oceansize, passando por Soundgarden. O sucessor de The Octopus, o elogiado álbum de 2011, se chama Echo Street e será lançado no dia 11 de março pela Kscope.

And So I Watch You From Afar – All Hail Bright Futures

Banda irlandesa instrumental de post rock / math rock, lançará o terceiro disco em 15 de março, estreando a sua parceria com a gravadora Sargent House. Um pouco mais experimental que os trabalhos anteriores, o álbum acabou vazando quase três meses antes do lançamento oficial.

BBTrain

Big Big Train – English Electric Part 2

Responsável por um dos melhores álbuns de rock progressivo lançados em 2012, os ingleses programaram o lançamento da aguardadíssima segunda parte do trabalho para o dia 04 de março.

BMTH

Bring Me The Horizon – Sempiternal

Uma das mais notáveis bandas de metalcore / deathcore britânicas, o Bring Me The Horizon vem surpreendendo nos últimos lançamentos por ter se livrado gradativamente das amarras da influência norte americana e incluir diversos experimentos sonoros, criando uma interessante identidade musical. Sempiternal será lançado oficialmente em 29/04 pela RCA e Epitaph Records, e já teve o primeiro single para a excelente música Shadow Moses.

Coheed And Cambria – The Afterman: Descension

Outra banda lançando a segunda parte de um excelente álbum do ano passado, os americanos liderados pelo guitarrista / vocalist / roteirista / escritor Claudio Sanchez fecham mais um capítulo das Amory Wars com The Afterman: Descension, que está chegando às lojas hoje, 05 de fevereiro.

Dynahead

Dynahead – Chordata I

Os brasileiros do Dynahead têm uma sonoridade intrigantemente complexa, agregando infinitas influências que fazem dos seus dois primeiros álbuns interessantes obras musicais nacionais. Chordata I será lançado oficialmente em 11 de março e já impressiona pela belíssima capa de Chris Panatier.

Flaming_Lips

The Flaming Lips – The Terror

Apesar de ser impossível classificar o The Flaming Lips dentro de alguma vertente específica, a mistura nada usual de psicodelia, rock alternativo, infinitas camadas sonoras e letras inexplicáveis tornaram os americanos de Oklahoma uma das bandas mais bizarras e interessantes ao longo dos anos. The Terror é o décimo terceiro álbum dos caras, em meio a trocentos projetos paralelos e colaborativos e será lançado mundialmente no dia 1º de abril.

Intronaut

Intronaut – Habitual Levitations (Instilling Words With Tones)

Os americanos do Intronaut se encaixam facilmente como uma das melhores e mais criativas bandas da nova safra do heavy metal, graças à mistura complexa de elementos como sludge, stoner, post rock, rock progressivo, heavy jazz e ritmos tribais, bem equilibrada no excelente Valley Of Smoke, de 2010. Três anos depois, eles irão lançar o quarto álbum de estúdio, Habitual Levitations (Instilling Words With Tones), novamente pela Century Media, em 19 de março. O primeiro single, Milk Leg, foi liberado dias atrás e pode ser ouvido aqui.

Kingcrow

Kingcrow – In Crescendo

Banda italiana de prog metal que iniciou as atividades em 1996 e ao longo de mais de uma década vem aprimorando o seu som, agregando as mais típicas influências do estilo, como Porcupine Tree, Dream Theater e Riverside. In Crescendo é o quinto trabalho de estúdio dos caras, e será lançado no dia 12 de fevereiro, pela gravadora Sensory Records.

Amanhã, a conclusão da lista!

Rroio

Viking oriental colecionador de discos, músico frustrado e um eterno incansável explorador dos mais obscuros confins do mundo da música.

7 respostas para “Os 19 discos de progressivo mais aguardados em 2013”

  1. Diego Ferreira Camargo disse:

    Hum, sei nao Rroio, 2012 foi fraco? Discordo completamente, só o que teve foi disco especialmente Prog, quase 100 (http://rateyourmusic.com/collection/progshine/stag/2012/)E essa sua lista tá cheia de vertentes, de Prog mesmo só o BBT hahahah 😀

  2. Diego Ferreira Camargo disse:

    Hum, sei nao Rroio, 2012 foi fraco? Discordo completamente, só o que teve foi disco especialmente Prog, quase 100 (http://rateyourmusic.com/collection/progshine/stag/2012/)E essa sua lista tá cheia de vertentes, de Prog mesmo só o BBT hahahah 😀 Sem contar que isso muda muito de pessoa pra pessoa. Pessoalmente, o que eu tava esperadando já foi, o Riverside, agora o que vir é lucro rs

    • rroio disse:

      @Diego Ferreira Camargo Novidade discordarmos HAHAHAHAHA Por isso eu pedi sugestões, ora, muita coisa eu não ouvi ano passado (estava bem frustrado com o progressivo em geral) e tentei montar a lista mais dinâmica possível.
       
      E as listas servem pra isso, pra cada montar um a sua, sugerir coisas novas e termos uma porrada de informação, uai.
       
      De fato, as capas estão um esculacho!

  3. biscoitagem disse:

    As capas estão avacalhadoramente bonitas. Vamos esperar!

  4. Jonatas_BF disse:

    Ótima lista, 2013 promete ser um ano excelente para o Prog.
     
    Só senti falta de algo sobre os lançamentos do The Reign of Kindo e The Dear Hunter, que particularmente, estou aguardando ansiosamente. 
     
    Abraços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *