Progcast - Sua Dose Semanal de Rock Progressivo

Os 19 discos de progressivo mais aguardados em 2013 – Parte 2


Mantendo a tendência da primeira parte da lista, uma relação bem variada de discos a serem lançados, porém com datas ainda meio que incertas. De qualquer forma, vale a pena ficar atento para qualquer novidade sobre eles.

Alguns dos discos anunciados não tiveram suas capas oficiais divulgadas, por isso foram substituídas no post.

Mogwai – Les Revenants

Talvez não exatamente dentro da discografia oficial da banda, mas Les Revenants é a trilha sonora composta pelos escoceses para o seriado francês de mesmo nome (que trata de zumbis, pra variar um pouco) e será lançado no próximo dia 25. O álbum completo foi precedido de um EP e um stream de seis músicas pode ser ouvido no site oficial dos caras.

The Ocean – TBD

Uma das bandas mais interessantes atualmente, o The Ocean (Collective, como preferir) anunciou que o seu próximo álbum sairá entre os dias 26 e 30 de abril, pela Metal Blade Records. Sem nome ou capa definida, o que se sabe é que será duplo, já que a banda gravou o álbum em duas versões: instrumental e com os vocais. Na dúvida, irão lançar as duas.

The Dear Hunter – Migrant

Depois do audacioso e belíssimo projeto de EPs The Color Spectrum, de 2011, o multi instrumentalista Casey Crescenzo retorna com o novo disco do The Dear Hunter, uma das melhores bandas quando o assunto é mesclar elementos de rock alternativo, progressivo e folk. O novo disco se chama Migrant e será lançado no dia 2 de abril, via Equal Vision Records/Cave & Canary Goods.

Phideaux – Infernal

O multi-instrumentista americano Phideaux Xavier é um músico altamente conceituado dentro dos círculos progressivos, e anunciou recentemente que entre julho e agosto de 2013 irá gravar a terceira parte da trilogia iniciada com The Great Leap e Doomsday Afternoon, chamada Infernal. Mesmo sem data definida, a esperança é que seja lançado até o fim do ano. E não contente, ele também anunciou um novo projeto chamado Mogon, praticamente com os mesmos músicos da sua banda principal, que irá lançar o álbum de estreia These Are Our True Faces também em 2013.

The Reign Of Kindo – Play With Fire

Apesar de alguns fãs de progressivo mais conservadores torcerem fortemente o nariz para o som desses americanos, a fórmula de rock progressivo com jazz rock, tocada com aquele direcionamento tipicamente indie trouxe resultados bem interessantes nos primeiros dois discos. Com informações desencontradas, o terceiro álbum intitulado Play With Fire deve sair entre março e maio.

SpocksBeard

Spock’s Beard – Brief Nocturnes and Dreamless Sleep

Em uma só notícia, um dos maiores nomes do progressivo americano anunciou o lançamento do seu décimo primeiro álbum, a oficialização de dois novos membros (o baterista Jimmy Keegan e o guitarrista Ted Leonard), o contrato com a InsideOut, e que o ex-tecladista Neal Morse contribuiu com duas composições para o próximo trabalho. Todos esses já são excelentes motivos para ficar ligado no que está por vir em Brief Nocturnes and Dreamless Sleep, no dia 25 de março.

Steven Wilson – The Raven That Refused to Sing (And Other Stories)

Terceiro disco da carreira solo do líder do Porcupine Tree e um dos álbuns mais aguardados deste ano, The Raven That Refused To Sing (And Other Stories) será lançado no dia 25/02 pela Kscope, em edições luxuosíssimas que vão desde o formato mais simples até uma edição blu-ray quádrupla acompanhada de um livro de capa dura de histórias de fantasmas (tema central do trabalho). Não bastasse, o engenheiro de som foi ninguém menos que Alan Parsons e, sendo assim, nada mais precisa ser dito.

Von-Hertzen-Brothers

Von Hertzen Brothers – Nine Lives

Os irmãos finlandeses acabaram de anunciar que o sucessor do excelente Stars Aligned, de 2011, se chamará Nine Lives e será lançado oficialmente em 15 de março. De quebra, já liberaram um vídeo para a faixa Flowers And Rust, que pode ser visto aqui.

Wintersun – Time II

Mais uma banda finlandesa, porém completamente diferente, o Wintersun é uma das melhores quando se trata de melodic death metal daquele país, graças aos elementos de black metal e rock progressivo inseridos inteligentemente na sonoridade. Time II é a continuação do ótimo álbum do ano passado, e apesar de não ter uma data definida (e apenas rumores de que a capa seja essa), será lançado ainda em 2013.

Faltou algum disco? Deixe nos comentários!

Rroio

Viking oriental colecionador de discos, músico frustrado e um eterno incansável explorador dos mais obscuros confins do mundo da música.

Uma resposta para “Os 19 discos de progressivo mais aguardados em 2013 – Parte 2”

  1. Diego Ferreira Camargo disse:

    Ai sim, o Spock’s eu to curioso, especialmente com o novo vocal. Veremos.Sobre o Wilson, nao preciso dizer muito, sabe da minha opiniao e uma resenha sera publicada logo no Progshine, Mas pra vc ter uma ideia, até os fas (que vc sabem sao xiitas como os do DT) estao dizendo que é um disco meia boca 😀

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *