Progcast - Sua Dose Semanal de Rock Progressivo

Anathema – “Falling Deeper”


O Anathema dos últimos anos pra cá vem mudando constantemente seu som. De um Doom Metal eles entraram no barco progressivo e gostaram dessa ideia. o último álbum mixado por Steven Wilson ano passado, “We’re Here Because We’re Here” diz por si próprio. A banda ficou por um bom tempo parada, agora pelo visto retomaram com força total as atividades.

anathema-falling-deeper_hfele_0

 Para esclarecimento, “Falling Deeper” não é um álbum de inéditas, é uma compilação de regravações de músicas antigas, mas a simetria dela é tão concisa que é impossível classificá-lo apenas como uma simples coletânea, do mesmo modo que acontece com “Hindsight” de 2008.

O álbum começa com uma joia frágil, “Crestfallen” dá todo o clima necessário para o andamento do álbum que é juntamente colocada “Sleep In Sanity”, uma evolução da música anterior. Esse é o Anathema do passado com todos os toques do presente.

“Kingdom” ganhou uma instrumentação absurda, é a típica faixa que vai crescendo a cada momento, acompanhada de um tom orquestral que dá gosto. “They Die” com seus pequenos 2 minutos e 20 retoma um pouco de “Kingdom” com a primeira faixa. A partir desse momento entende-se plenamente o porque de “Falling Deeper” não ser uma compilação qualquer de músicas escolhidas e jogadas lá.

“Everwake” nos trás uma grande surpresa, a participação vocal da incontestável Anneke van Giersbergen, quem nunca ouviu sua belíssima voz em qualquer lugar que seja que atire a primeira pedra. E como sempre, quando há participação dela é como que se não desse para ficar ruim.

“J’ai Fait Une Promise” junto das últimas três músicas que terminam o álbum tem como ponto forte a orquestração, um toque precioso onde tudo o que é belo pode ficar ainda mais. Esse é “Falling Deeper”, para quem não conhece a banda, o álbum pode soar meio estranho, mas para os fãs e principalmente os que já conheciam e curtiam essas faixas adicionadas na coletânea, com certeza é um prato cheio, mais um disco do Anathema que deve ser tratado com muito carinho.

Falling Deeper Anathema

1234

Tracklist

1. Crestfallen
2. Sleep In Sanity
3. Kingdom
4. They Die
5. Everwake
6. I Made A Promise (J’ai Fait Une Promesse)
7. Alone
8. We The Gods
9. Sunset of Age

Lineup

Lee Douglas - Vocal
Danny Cavanagh - Guitarra / Vocal / Teclados
Vincent Cavanagh - Guitarra / Vocal
John Douglas - Bateria
Jamie Cavanagh - Baixo
Andrew Rosario

1 comments
Sort: Newest | Oldest
Minea Nunes
Minea Nunes

Nem ouvi ainda. ;_; Essa capa é o "menos é mais" total, mas é bonita!